Palco da primeira zebra

9 05 2012

Fifa

Bruno Martins

As finais do Campeonato Mineiro entre Atlético e América marcaram a inauguração do novo e agora moderno estádio Independência e a volta do futebol à capital mineira. O governo estadual investiu cerca de 150 milhões de reais para deixar a nova Arena próxima aos padrões europeus e com capacidade para 25 mil torcedores. Além de ser uma alternativa para os clubes da capital, enquanto o Mineirão está sendo modernizado, visando a Copa do Mundo de 2014.

Falando no maior torneio de futebol, o antigo Independência foi palco da primeira grande zebra da história dos mundiais. Construído às pressas para a Copa de 1950, o velho estádio Raimundo Sampaio foi inaugurado na partida entre Iugoslávia e Suíça, com a vitória da seleção do leste europeu por três a zero. Até aí, tudo bem. O segundo jogo é que foi histórico.

Conhecido como o país criador do futebol, a poderosa Inglaterra, até então favorita, caiu diante dos Estados Unidos, que venceram a partida por um a zero no dia 29 de junho. Os americanos, que fizeram uma longa viagem de navio rumo ao Brasil, sequer tinham jogadores profissionais. Eram todos amadores. Tanto, que o técnico inglês Walter Winterbottom poupou vários jogadores.

Dizem a pressão inglesa foi enorme do início ao fim. Com menos de 12 minutos, a seleção européia já tinha finalizado seis vezes, com direito a duas bolas na trave. O duelo ainda consagrou o goleiro americano Frank Borghi, que também era motorista de carro fúnebre.

O gol americano saiu aos oito minutos do segundo tempo. Foi o segundo e último ataque. Com passe do professor primário da Filadélfia Walter Bahr, o imigrante haitiano Gaetjens se antecipou e conseguiu vencer o goleiro Bert Williams. Quando o juiz apitou o fim de jogo, os americanos foram carregados pelos torcedores belo-horizontinos até a Praça Sete.

Este histórico confronto virou filme em 2005, “Duelo de campeões” (The Game of Their Lives), estrelado por Gerard Butler, que interpreta o lendário Frank Borghi.  

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: